← Início » Árvores e Palmeiras
A Chuva-de-ouro (Cássia ferruginea) é uma árvore da familia Fabaceae - Caesalpinioideae, também conhecido como cássia, tapira-coiana, canafístula e canafrista. Mas é o chuva-de-ouro que mais se adequa à estampa dessa árvore.
Essa espécie mede entre 8 e 15 metros de altura. Sua copa normalmente é bastante ampla, com um tronco que varia de 50 a 70 centímetros de diâmetro. Ele é revestido por uma casca bastante fina, levemente escamosa. As folhas são alternas espiraladas, formadas por 10 a 30 folíolos opostos (pequenas folhinhas). Como o nome já sugere, suas flores são amarelas e bastante perfumadas. Já os frutos distribuem-se em vagens alongadas.
A espécie se adapta muito bem à luz direta e, apesar de seu crescimento lento, é indicada para plantios em reflorestamentos heterogêneos de áreas degradadas de preservação. Apesar desse histórico de beleza e importância, a madeira da chuva-de-ouro é muito utilizada para a feitura de vigamentos, caibros, caixilhos, rodapés, obras internas, carpintaria, confecção de palitos de fósforo e caixotaria.
Essa árvore produz anualmente grande quantidade de frutos, que amadurecem de agosto a outubro. Mas boa parte deles é predado por insetos. A chuva-de-ouro floresce de setembro a dezembro.
Não disponível no momento.
Beija-flores, cambacicas, periquitos entre outros…
Natural do Brasil. Ocorre Do Ceará até Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná.